Legislativo

Há 56 anos era instalada a primeira legislatura na Câmara de Vereadores do município de Ouro

  • Marlo Matielo
  • 18/10/2019 10:06
3142307295da9b9679314e0.54420650.jpg

Dezessete de outubro é um dia histórico para o Poder Legislativo do município de Ouro. Nessa data, em 1963, portanto há 56 anos, ocorria a instalação e posse da primeira legislatura. Não há registros fotográficos, mas as informações históricas estão preservadas no livro de atas e em outros documentos da época. 

De acordo com a narrativa contida na Ata da Instalação, a sessão histórica foi às 15h, em sala reservada da Prefeitura Municipal de Ouro, com a presença dos sete vereadores que haviam sido eleitos no pleito de 06 de outubro de 1963, além do então prefeito de Capinzal, Silvio Santos, do então prefeito de Ouro, Luiz Gonzaga Bonissoni e de outros convidados. 

Horas antes da reunião, os eleitos haviam sido diplomados pelo Juiz Eleitoral Dr. Lauro Pereira de Oliveira, titular da 37ª Zona Eleitoral de Capinzal. 

Os primeiros vereadores do município de Ouro foram: Antonio Maliska Sobrinho, Dioni Maestri, Edgar Lancini, Nilo Bassoto, Osvaldo D’Agostini, Severino Matiollo e Zitro Brum. 

A sessão de instalação foi inicialmente presidida por Edgar Lancini por ser o mais idoso. Lancini tomou o juramento dos colegas, nomeou Osvaldo D’Agostini como secretário e conduziu a eleição para a escolha da primeira mesa diretora. 

Segundo consta em ata, a primeira mesa diretora ficou assim constituída: Presidente – Osvaldo D’Agostini; Vice-presidente – Nilo Bassoto; 1º Secretário – Antonio Maliska Sobrinho e 2º Secretário – Zitro Brum. A eleição se deu por voto secreto e a apuração contou com a supervisão dos vereadores Osvaldo D’Agostini e Dioni Maestri. 

Após a homologação do resultado, Edgar Lancini deu posse aos membros da mesa diretora. 

Constam nos registros históricos que em seu primeiro discurso como presidente, Osvaldo D’Agostini “incitou a todos para que trabalhassem em favor da coletividade Ourense para o engrandecimento e o progresso do novo município”.   

Na ocasião utilizaram a apalavra os vereadores Edgar Lancini e Antonio Maliska Sobrinho representando suas respectivas agremiações partidárias. A reunião seguinte foi agenda para o dia 21 de outubro de 1963. 

Acervo 

A Câmara de Vereadores do município de Ouro mantem em seus arquivos todos os livros de atas, todas as leis aprovadas na época e o registro dos fatos que marcaram a história nestes 56 anos de atividades. 

O Legislativo mantem a Galeria dos Ex-Vereadores e dos Ex-Presidentes como forma de preserva a história.


Enquete