Cultura

Jovem artesão ourense produz peças a partir de Couro Cru

  • Capinzal FM
  • 19/05/2020 10:34
13908920385ec3e53dc368d8.55315359.jpeg

A “Guasqueria”, é um ofício artesanal que trabalha com Couro Cru, possui técnica de transmissão de um saber fazer, em um processo de criar objetos que segue uma estrutura dorsal, sendo ela: carnear, estaquear, secar, lonquear, sovar, tirar tentos e trançar.

Esse ofício está fortemente relacionado com o trabalho do campeiro/peão, figura que está sempre realizando tarefas de campo nas estâncias, principalmente com auxílio do cavalo.

 Mas este trabalho deixou de ser exclusivamente para o homem do campo, com preparos finos na produção de carteiras, cintos, mateiras, chaveiros, porta-cuia, bainha para faca, entre outros, o serviço dos guasqueiros (artesãos que trabalham com Couro Cru) tem sido procurado por pessoas que residem nas cidades, pela rusticidade que bem trabalhada enfeita qualquer ambiente.

 O jovem, Gabriel Boff Coronetti, de 19 anos, morador do município de Ouro, é um dos poucos guasqueiros da nossa região, em entrevista concedida a reportagem da Rádio Capinzal, Gabriel comentou que aprendeu este ofício sozinho recebendo algumas dicas de um amigo que é profissional desta arte.

Hoje seu trabalho é reconhecido até fora do estado tendo várias encomendas que envia através do correio. Sem possuir o auxílio de nem uma máquina os preparos são feitos todos a mão e dependendo da peça, se leva mais de um dia para concluir.

 Gabriel que reside no centro de Ouro, diz que o gosto por esse trabalho milenar não teve influencia de sua família, foi lendo livros que se interessou pela arte e conforme disse sempre foi um admirador do ambiente rural e queria fazer um trabalho relacionado a cultura do homem do campo, que hoje faz parte da cidade também.


Enquete