Saúde

Lideranças de Capinzal, Ouro e Zortéa debateram a situação financeira do Hospital Nossa Senhora das Dores

  • Marlo Matielo
  • 15/05/2021 06:26
1650762038609f941bd839c5.08401212.jpg

O risco de um possível colapso financeiro no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) de Capinzal, provocado pela elevação dos custos para a manutenção da ala COVID, motivou a realização de uma reunião de emergência entre representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Capinzal, Ouro e Zortéa, na tarde desta quinta-feira, dia 13. 

Do encontro, realizado na Prefeitura de Ouro, participaram os prefeitos Claudir Duarte (Ouro), Nilvo Dorini (Capinzal) e Rosane Infeld (Zortéa), o vice-prefeito Rene Modena, os presidentes das câmaras de vereadores e os secretários municipais da saúde. 

Entenda o caso 

Nos últimos dias, a Irmã Adelaide Frigo, diretora do HNSD, oficiou as administrações municipais e as câmaras de vereadores das três cidades que a unidade de saúde enfrenta dificuldades financeiras para manter o setor que atende pacientes com suspeita ou acometidos pelo novo coronavírus, que o déficit mensal é de aproximadamente R$ 110 mil e pediu auxílio financeiro para custear pelo menos os profissionais que atuam na ala COVID. 

Providências 

De acordo com o prefeito Claudir Duarte, porta-voz do encontro, as lideranças decidiram constituir uma comissão com dois membros de cada município para dialogar com o Hospital e entender a real necessidade da instituição. 

Dire, em nome dos demais, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Hospital no atendimento as vítimas da COVID durante a pandemia e reiterou que essa comissão ora constituída quer auxiliar a administração do Hospital na análise das necessidades, na aplicação dos recursos, na melhoria do atendimento a população e em outros aspectos necessários. 

Na próxima semana, a comissão pretende se reunir com a direção do Hospital Nossa Senhora das Dores e iniciar o dialogo em torno das dificuldades enfrentadas e das possíveis providências.    

Os municípios já contribuem mensalmente para a manutenção do atendimento de urgências e emergências no plantão 24 horas e aguardam orientações sobre o auxílio para a ala COVID.


Enquete