Jornal A Semana

O exemplo que vem do Bairro Navegantes...

  • Douglas Varela
  • 09/09/2017 07:00
118024661659b2888eb1a158.29570704.jpg

 
Motivados pela Campanha da Fraternidade deste ano que abordou o tema “Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, moradores do Bairro Nossa Senhora dos Navegantes em Ouro iniciaram recentemente o recolhimento de materiais recicláveis.

Há pouco mais de três meses, a partir do apelo do Conselho Administrativo da Capela, as famílias passaram a reter em suas residências papel, papelão, plásticos e latinhas, produtos que normalmente eram depositados no lixo comum. A cada quinze dias, uma camionete passa de porta em porta, rua por rua, recolhendo os materiais.

De acordo com o empresário João Gomes, coordenador do Conselho, nas primeiras seis coletas já foram arrecadados 1.186 kg de recicláveis e mais 88 kq de latinhas. O montante rendeu ao Conselho pouco mais de R$ 500,00. Os recursos serão aplicados na construção da nova capela e em atividades sociais do Bairro.

Gomes afirma que a adesão dos moradores do Bairro ainda é pequena ao projeto, mas que tem a aumentar a medida que as famílias vão entendendo os objetivos. “Apenas 15% das casas guardam o material reciclável em nosso Bairro, mas o conselho e as lideranças estão trabalhando para que cada vez mais pessoas se interessem pela proposta” afirma o empresário.

Neste sábado, dia 09, o Conselho a sétima coleta de materiais recicláveis. Eis mais uma oportunidade da comunidade contribuir.

Capela
A pedra fundamental da nova capela do Bairro Nossa Senhora dos Navegantes foi lançada no dia 25 de junho deste ano. A construção, ao lado do ginásio de esportes, foi iniciada na semana seguinte e até o momento foram erguidas as paredes laterais e colocada a cobertura.
A previsão de entrega é para 2022.


Enquete