No ar

Jardel Martinazzo

Tarde Total

13:30 - 14:59 com Jardel Martinazzo

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

O NEGACIONISMO SEBASTIANISTA E A BUSCA POR HERÓIS NACIONAIS

O NEGACIONISMO  SEBASTIANISTA E A BUSCA  POR HERÓIS NACIONAIS

Em contraponto à análise do clássico sociólogo Max Weber, que define o conceito de “desencantamento de mundo”, no qual o ser humano moderno despiu-se das crenças e tradições místicas buscando a racionalidade lógica, observa-se que enraizada à nossa cultura nacional está uma herança que carregamos desde o colonialismo português, denominada Sebastianismo, a qual nos conduz a crer em salvadores da pátria, milagres hediondos e heróis nacionais.

Ao assistir uma live do Leandro Karnal comecei a refletir sobre o Sebastianismo. Ele que foi um mito surgido durante a segunda metade do século XVI, após o misterioso desaparecimento de Dom Sebastião, então rei de Portugal em uma batalha no norte africano. Com a morte de Sebastião que não possuía esposa e herdeiros, Felipe II da Espanha assumiu o trono português, deixando os portugueses descontentes com a situação política, exaltando o nacionalismo e alimentando a esperança de que um dia Dom Sebastião ressuscitaria e tiraria o poder das mãos espanholas, “salvando” Portugal. Após reviravoltas políticas, a dinastia Bragança assumiu o poder e Dom João IV passou a fazer parte da história como conhecemos.

No entanto, a lenda de adoração sebastianista atravessou mares e movimentou ideologias de norte a sul do Brasil, estando presente nos discursos de Antônio Conselheiro, líder da Revolta de Canudos, que afirmava estar próxima a vinda de Dom Sebastião dos mortos como um “rei bom” que seria capaz de solucionar todos os problemas brasileiros.

O milenarismo sebastianista faz parte da nossa cultura, uma vez que as crenças em heróis nacionais e milagres hediondos não remontam somente o período colonial, mas fazem-se presentes em crenças contemporâneas, como cita Leandro Karnal, quando defendemos o pensamento de que “se o Brasil vai mal, Tancredo Neves irá nos salvar…” ou “Não, não, o Brasil precisa de um homem firme, Collor!” e desde então, a história repete-se.

Caçamos um milagre que nos condiciona a crer que em um passe de mágicas a situação irá normalizar-se e o Brasil não será mais o segundo país com mais casos de Covid-19 no mundo, induzindo-nos ao negacionismo de um problema eminente, criando uma cortina de fumaça e depositando fichas em um tratamento milagroso capaz de justificar a reabertura econômica e a saída do isolamento social, enquanto a ineficácia de tais pílulas brancas foi internacionalmente comprovada por renomados cientistas.

Nossa crença sebastianista condiciona-nos a preferirmos deixar de ser protagonistas e transferir a culpa aos terceiros, de modo que ninguém é o responsável e todos dependem de um salvador milagroso.

A verdade é que não haverá uma redenção mágica a menos que seja reformulada a educação.

Precisamos deixar de lado a idolatria mística e política e investirmos em conhecimento e debate científico. Enquanto líderes contestam a ciência e propõe soluções milagrosas que vão na contramão às recomendações da OMS, nosso país conta com mais de 22 mil mortes.

Enquanto alguns defendem que a pandemia quebrou o sistema, acredito que o coronavírus apenas expôs a quebra no sistema que sempre existiu e negamos ver.


Publicado por: Douglas Varela Data: 29/05/2020 17:00



Principais Notícias

Publicado em 13/07/2020 08:33 por Fabio José Dos Santos Galio

Grupo Netos do Velho promoveu live solidária em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal

Foi realizada no sábado (11), uma Live do conjunto Netos do Velho, que também foi beneficente em prol a Rede Feminina [...]

Publicado em 13/07/2020 07:38 por Jardel Martinazzo

PM apreende moto barulhenta conduzida por adolescente em Capinzal

Por volta das 16h de domingo (12) a Polícia Militar em rondas pela Avenida José Leonardo dos Santos, Vila Sete de [...]

Publicado em 12/07/2020 09:48 por Jorge Soldi

PM registra ocorrência de violência doméstica, perturbação e disparos de arma de fogo

A Polícia Militar registrou por volta das 11h45min de sábado (11), ocorrência de  violência doméstica no bairro [...]

Outras notícias

Publicado em 13/07/2020 08:13

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 30 anos

No Brasil de 1990, uma em cada cinco crianças e adolescentes estava fora da [...]

Publicado em 11/07/2020 11:24

Homenagem póstuma a Silvino Savariz

Foi sepultado na tarde da última sexta-feira, dia 03, no Cemitério Municipal [...]

Publicado em 11/07/2020 11:18

ESPECIALIDADE EM DENTÍSTICA RESTAURADORA E ESTÉTICA

Reconhecida como especialidade na década de 70, a principal característica [...]

Publicado em 11/07/2020 11:00

PM registra tentativa de roubo no Banco do Brasil em Abdon Batista

Polícia Militar de Abdon Batista, registrou uma tentativa de roubo na agência [...]

Publicado em 11/07/2020 10:32

LEMBRANÇAS DE VELHOS!

Estamos vivendo o tempo de reflexão, onde valores da existência estão sendo [...]

Publicado em 11/07/2020 10:18

TEM UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO? ESCREVA SOBRE ELE

Zélia Maria BonamigoJornalista e Antropólogazeliabonamigo@uol.com.br Não é [...]