Cultura

Porca Véia - "O pai do gaitaço" partiu para outro mundo

  • Capinzal FM
  • 12/06/2020 18:00
14264806535ee3ef4c7c5744.98048770.jpg

Élio da Rosa Xavier, conhecido artisticamente como Porca Véia, morreu nesta sexta-feira após ter duas paradas cardíacas, no Hospital Regina, em Novo Hamburgo, onde estava internado. O cantor, compositor e gaiteiro de 68 anos sofria de insuficiência renal e se submetia a sessões de hemodiálise três vezes por semana.

Fundador do Grupo Cordiona e autor de sucessos como "Lembranças", "De Alma Serrana", "Do Jeito que Deu" e "Gaiteiro Por Demais", Porca Véia possui 21 CDs e 3 DVDs gravados, além de dois discos de ouro.

 Natural  de Lagoa Vermelha, Porca começou a tocar gaita aos seis anos de idade. Mas a carreira profissional começou mais tarde, apenas aos 33 anos – antes disso, ele se dedicava à agricultura.

A última entrevista do cantor foi concedida para o músico Luciano Maia, autor do projeto Falando em Gaita, que reúne conversas com acordeonistas.

— Porca Véia foi sem dúvida uma das figura mais importantes do acordeom gaúcho e brasileiro. Foi um elo muito grande entre diferentes gerações do instrumento. Foi seguidor dos Bertussi, participou dos grandes festivais, começou a trabalhar em conjunto de baile e depois se firmou como cantor, compositor e gaiteiro no segmento de entretenimento. Foi alguém que conseguiu espaço porque peleou muito — avalia Maia.

Na entrevista com Maia, realizada em 8 de maio, Porca Véia contou que estava se recuperando de uma cirurgia para retirada de um rim:

— Já disse que, se a morte vier me buscar, que venha de terno branco e perfume francês. Não vem de preto com aquela cara de caveira que eu não vou.

Em 30 de maio, o gaiteiro participou de uma live no YouTube, mas passou mal, e precisou sair da transmissão. Porca Véia deixa a esposa, Claudinéia Bossardi, e quatro filhos, além de uma legião de fãs.

 


Enquete