Coronavírus

Prefeitura de Capinzal encaminha à Câmara projeto para repasse de recursos ao Hospital Nossa Senhora das Dores

  • Jardel Martinazzo
  • 12/05/2021 09:45
252347320609bce87625378.13951596.png

A diretora do Hospital Nossa Senhora das Dores, irmã Adelaide Frigo, revelou nesta terça-feira (11) em entrevista ao Jornal do Meio Dia, que a casa de saúde corre sério risco de colapso financeiro em virtude ao aumento de atendimentos e internamentos na ala Covid-19.

Um ofício foi encaminhado as Câmaras de Vereadores e as Prefeituras de Capinzal, Ouro e Zortéa pedindo um maior repasse de recursos. Os três municípios possuem convênio com o hospital, Capinzal, por exemplo, repassa mensalmente R$ 250 mil para o plantão 24 horas e os insumos.

A Secretária de Saúde, Kamille Sartori Beal, confirmou que na tarde de ontem a prefeitura encaminhou um Projeto de Lei a Câmara de Vereadores para que o município possa fazer um repasse de até R$ 40 mil mensal para auxiliar o hospital na contratação de médico. A servidora lembra que o município já está cedendo uma enfermeira do quadro da Secretaria de Saúde que está trabalhando na ala Covid.

Kamille também se mostrou preocupada com o aumento de pessoas infectadas e hospitalizadas. O que chama atenção é que não mais os idosos, agora existem muitos jovens adultos. No boletim divulgado na tarde de terça-feira 16 pacientes estavam internados, no começo do mês eram 5, ou seja, mais que triplicou a quantidade de moradores nessa condição. Ela aproveita para alertar a população para procure o Centro de Triagem assim que apresentar os primeiros sintomas e não deixar a situação se agravar.  

“Não temos mais a condição de ficar achando que estamos gripados, achando que estamos com rinite. Assim que tiver algum sintoma precisamos procurar um profissional médico pra ter a orientação. Estamos com muitos casos de internação, de agravamento dessas pessoas em função de que ficam muitos dias em casa e sem procurar o atendimento médico”, alertou a Secretária. 

 


Enquete