Jornal A Semana

PRIMAVERA... SUAS FLORES E SUAS DORES!

  • Douglas Varela
  • 26/09/2020 10:01
18301964825f6f3c00510286.28784154.jpg

A primavera chegou, a estação mais alegre do ano e também mais colorida, traz consigo a beleza das flores e o brotar das sementes.

Uma estação aconchegante que ao mesmo tempo que encanta a beleza dos nossos olhos também pode aumentar os riscos para nossa saúde. Devido ao aumento das temperaturas a diminuição das chuvas o clima atualmente se tornou seco e as consequências para nossa saúde principalmente para aqueles que sofrem de alergia não nos encanta nem um pouco. O aumento das doenças respiratórias de causa alérgica nessa época é muito frequente, e são piores principalmente nos extremos da vida, ou seja idosos e crianças e nos pacientes que já tem predisposição a alergias, como renite alérgica e asma.

Os sintomas principais são de tosse, coriza, coceira no nariz e na pele, inchaço nos olhos e lacrimejamento, sintomas de conjuntivite e nos pacientes mais graves podendo coexistir falta de ar e sofrimento respiratório, podendo levar de um simples mal estar a quadros graves de insuficiência respiratória.

Os sintomas pioram principalmente ao contato com flores e folhagens, e quando há em seu ambiente bichos de pelúcia, carpete, aglomerados de coisas ou mobílias que juntam pó, locais de má higiene ou com a presença de animais, que veiculam em seu pelo pó e ácaros, tipo cachorros e gatos.

Uma das principais formas de prevenir as ocorrências alérgicas é a ingestão frequente de água, ter uma boa alimentação, um bom descanso, ou seja, uma boa noite de sono para restabelecer e manter as funções vitais sempre em seu nível máximo; higienizar seus ambientes, eliminando ácaros e poeira, evitar contato com animais, ou mantê-los limpinhos, evitar contato com plantas, folhagens e flores.

Não podemos impedir que o ar seco circule entre nós então uma boa dica é purificar e umidificar o ambiente com borrifadores de água e umidificadores de ar, lavar as mãos frequentemente e também lavar as narinas com soro fisiológico, porém se houver dúvidas, ou quando os sintomas intensificarem o ideal é sempre procurarem atendimento médico.

UMA ÓTIMA

PRIMAVERA Á TODOS!


Enquete