Jornal A Semana

Primórdios da Paróquia de Rio Capinzal

  • Douglas Varela
  • 10/08/2020 08:06
21458512745f312a864bea13.16607848.jpg

Zélia Maria Bonamigo
Jornalista e Antropóloga
zeliabonamigo@uol.com.br

Antes de 1931, os moradores da Villa de Rio Capinzal, como denominada na época, tinham que organizar sua vida espiritual, rezando terço em casa ou se reunindo aos domingos em uma das famílias, ou em capiteis e grutas, conforme as tradições dos antigos imigrantes.

Os sacerdotes mais próximos moravam na cidade de Lages-SC, distante 280 km da Villa de Rio Capinzal. De início, não tinham como se aventurar em meio à mata virgem, com animais selvagens. Com o tempo, entre as picadas das matas, por onde transitavam os animais, é que foram feitos os percursos de cavaleiros e, posteriormente, também daqueles sacerdotes, que visitavam as comunidades, aproximadamente, a cada três meses.

No entanto, com a criação da Diocese de Lages, em 27 de janeiro de 1927, as coisas começaram a mudar, uma vez que os habitantes da Villa de Rio Capinzal se organizaram na expectativa da presença de sacerdotes na sede. José Zortea, um de seus líderes e um dos primeiros moradores do local foi destacado e assim descrito por Vitor Almeida (Kaygangue, 2005, p. 108):

“José Zortéa, um dos grandes batalhadores pelo integral desenvolvimento da comunidade. Detentor de vasta inteligência e capacidade de trabalho, mormente técnico nas mais variadas especializações – autodidata – sempre esteve à disposição das necessidades da nova terra. As grandes obras de Capinzal, distrito e município, foram por ele lideradas na ampla acepção da palavra”.

Pois bem, José Zortéa escreveu cartas para seus parentes e conhecidos, na Itália, pedindo que o ajudassem a encontrar um sacerdote para Capinzal.

A resposta chegou, depois de alguns meses, e foi muito boa, pois um sacerdote já estava em um navio com destino a São Paulo, e o esperaria no hotel indicado. José Zortéa, portanto, no dia combinado, viajou, de trem, para se encontrar com aquele que seria o primeiro vigário, Padre Pedro Pelosi. Na ocasião, conheceram outro sacerdote, Padre Mathias Michellizza, que se disponibilizou a trabalhar, no mesmo distrito, se houvesse necessidade.

Padre Pedro Pelosi, com o apoio de José Zortéa, que também lhe disponibilizou cômodo na sua residência para estadia e refeições, iniciou os trabalhos pastorais e ingressou no projeto, com outros moradores, para a criação da Paróquia de Rio Capinzal.

O trabalho aumentou, e a presença de Padre Mathias Michellizza, que havia se disponibilizado para se unir às aspirações da criação da paróquia, foi solicitada, o que se concretizou em alguns meses, quando passou a morar, também, na residência local de José Zortéa.

A criação da paróquia se concretizou, realmente, pelo Decreto de Dom Frei Daniel Hostin, O.F.M – Bispo de Lages – Estado de Santa Catarina, erigindo a Paróquia de São Paulo Apóstolo de Rio Capinzal, em 25 de Janeiro de 1931. Dom Frei Daniel, da Ordem dos Frades Menores, foi nomeado em 2 de agosto de 1929, e seu mandato foi de 1929 a 1973.

O que mais você conhece sobre os sacerdotes, as lideranças e José Zortéa?

Entreviste pessoas idosas sobre os temas. Dúvidas? Escreva para mim. Vamos nessa?

 

Enquete