Meio Ambiente

Projeto de reciclagem apoiado pela BRF arrecada 20 toneladas de resíduos em Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 25/01/2021 11:31
228727127600ed6c4a16640.86624673.jpg

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, comemora os resultados de ações de sustentabilidade voltadas à redução dos impactos pós-consumo. “A empresa adota e incentiva iniciativas que promovem o uso adequado dos recursos naturais e reciclagem de materiais em parceria com os moradores, como o programa Transformando Vidas, Construindo Sonhos, que desde 2016 estende as práticas de separação e reciclagem de dentro da BRF para a comunidade de Capinzal, destaca o gerente da unidade no município, Herberto Dupont. Em 2020, nos cinco postos de recolhimento espalhados pelos bairros da cidade, foram arrecadadas mais de 20 toneladas de resíduos, principalmente vidros. Ao longo de quatro anos, são 75 toneladas. Também se evitou que grande quantidade de aparelhos eletrônicos, como computadores, notebooks, impressoras, televisores, controles remotos, equipamentos de som e telefones celulares sem bateria, entre outros, fossem para o aterro sanitário.

O projeto, nascido quatro anos atrás como uma ação dos Voluntários da BRF, mobilizou os moradores do Loteamento Novo Horizonte com uma gincana de reciclagem, evoluiu e contribuiu para despertar a consciência ambiental entre os moradores de Capinzal. O líder do projeto e integrante do Comitê de Investimento Social na unidade de Capinzal, Valdemir Steckling, ressalta que a conscientização dos moradores foi tão efetiva que própria comunidade se mobilizou para a construção de uma Central de Resíduos, espaço sinalizado por cores e com a indicação e descrição de quais materiais devem ser depositados. Com apoio do Comitê de Investimento Social e do Instituto BRF, a companhia doou o contêiner. Em parceria com outros apoiadores, foram adquiridos base, telhado, janelas, suportes, recipientes e pintura, entre outros, deixando o local bonito e sustentável. Atualmente, o projeto atende os bairros Novo Horizonte, Lar Imóveis, Vila 7 de Julho, Centro e Parizotto.

“Faz parte da responsabilidade da companhia desenvolver iniciativas para reduzir o impacto ambiental, e a reciclagem é uma delas. Os projetos atuam de forma alinhada aos compromissos da BRF de segurança, qualidade e integridade”, explica Mariana Modesto, gerente executiva de Sustentabilidade da BRF.

Os compromissos da BRF de Sustentabilidade, destacados no plano Nossa Visão 2030, estabelecem atuar em sinergia com os parceiros e impactar positivamente as comunidades, inovar e obter soluções sustentáveis para desafios globais, promover o bem-estar animal, ser inclusivo, plural e diverso e também preservar o meio ambiente e ser ecoeficiente.

Sobre a BRF

Uma das maiores companhias de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 130 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 90 mil colaboradores no mundo, mais de 260 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.


Enquete