Agricultura

Propriedade do interior de Ouro produz graviola e outras frutas diferentes

  • Douglas Varela
  • 15/05/2020 09:10
9134334325eb7f7ba0cab86.46880640.jpg

A reportagem do Jornal A Semana visitou na última quinta-feira, dia 30, a propriedade do casal Dirlei e Américo Faé na comunidade de Linha Carmelinda, interior do município de Ouro. Lá conheceu a produção de frutas e a casa paterna construída na década de 1930.

Ao longo dos anos, o casal cultivou diversas árvores frutíferas. Muitas chegam a produzir o ano todo já que a geada não costuma castigar o local. É possível encontrar plantas tradicionais como bergamoteiras, laranjeiras, mamoeiros, abacateiros, mangueiras, bananeiras e outras.

Outras espécies são diferentes como: acerola, lichia, fruta do conde, café e até graviola. Américo explicou que comprou os pés de graviola em 2005, pensando ser de caju. Com o passar do tempo, as árvores começaram a produzir e o fruto não se parecia em nada com caju. Foi então que descobriu se tratar de graviola.

Dona Dirlei afirma que a produção da graviola é constante e que o fruto é consumido in natura e por meio de suco. “O aroma do fruto maduro é muito bom e perfuma a casa inteira” explica a agricultora.

Vizinhas fizeram doce com o fruto e aprovaram. Outras pessoas vieram de Joaçaba buscar frutos e folhas para o consumo. O chá com as folhas da graviola também é muito apreciado. Muitos afirmam que ele tem propriedades específicas que previvem o câncer.

O casal pretende em breve adquirir mudas de cacaueiros para diversificar ainda mais a produção na propriedade.

Saiba mais

A graviola é uma fruta, também conhecida como Jaca do Pará ou Jaca de pobre, utilizada como fonte de fibras e vitaminas, sendo o seu consumo recomendado em casos de prisão de ventre, diabetes e obesidade.

Por causa das suas propriedades, a graviola pode ser utilizada em diversas situações, como: diminuição da insônia, hidratação do organismo, diminuição da pressão arterial, tratamento de doenças do estômago, como a gastrite e a úlcera, prevenção da osteoporose e anemia, tratamento da diabetes, retardo do envelhecimento e alívio das dores do reumatismo, diminuindo a inflamação e a dor.

A relação entre o consumo de graviola e cura do câncer ainda não é comprovada cientificamente, no entanto vários estudos têm sido realizados com o objetivo de analisar os componentes da graviola e seu efeito sobre as células do câncer.


Enquete