Agricultura

Propriedades de Capinzal terão que vacinar animais contra raiva após foco encontrado em Campos Novos

  • Jardel Martinazzo
  • 06/12/2018 10:44
8934855225c0919fc84c726.84687160.jpeg

Na semana passada, foi confirmado um foco de raiva na localidade do Guarani, interior de Campos Novos. O animal infectado foi um terneiro de 4 meses, que acabou morrendo devido as complicações do vírus.

“Algumas doenças causam sintomas nervosos, como por exemplo, andar cambaleante, perda dos quartos e paralisia. Quando isso acontece, o produtor deve informar a CIDASC. No caso da raiva, infelizmente temos que esperar o animal morrer para que possamos coletar o cérebro, que será examinado nos laboratórios da CIDASC para confirmar a existência do vírus. Esse animal tinha feridas por mordida de morcego hematófago” conta a veterinária do ICASA, Juliana Coelho.

A partir desta informação, foi traçado um raio de 12 km a partir desse foco, onde serão desenvolvidos alguns trabalhos e haverá a obrigatoriedade da vacinação dos animais. Neste raio ficam aproximadamente 50 propriedades de Capinzal e 130 propriedades de Zortéa.

Desta forma, a orientação é que os produtores das comunidades de: São Roque, Linha Residência, Chapada Verde e Fazenda Santo Antônio, receberão visita de profissionais da CIDASC, Epagri, e do ministério da Agricultura, que irão orientar sobre como será procedida a vacinação, que é obrigatória, por se tratar de um foco onde há risco de transmissão da doença.

A princípio os custos com a vacinação é por conta do produtor, e todos os bovinos e equinos a partir dos 4 meses de idade deverão ser vacinados, e após 30 dias aplicar o reforço. Os produtores também terão que aplicar novamente a imunização num período de 6 meses, ou até que o vírus seja totalmente controlado na região. Já os animais de companhia, como cães e gatos, serão responsabilidade da vigilância sanitária e da secretaria da saúde, mas também deverão ser vacinados, a fim de prevenir esta doença fatal.

O Sindicato Rural de Capinzal disponibiliza doses que podem ser encomendadas e chegam no prazo de uma semana, ainda, o valor das vacinas é acessível e varia conforme o local da compra.

PROVIDÊNCIAS

Duas reuniões ocorreram nesta quarta-feira (5). Pela manhã foi em Campos Novos, reunindo Cidasc, prefeitura, secretarias de Agricultura e de Saúde, Sindicato dos Produtores Rurais, representantes de cooperativas, entre outros. À tarde, a reunião ocorreu no município de Zortéa. Os órgãos discutiram estratégias para conter novos focos de raiva bovina.

Os municípios monitorados na região, além de Campos Novos são Zortéa, Capinzal, Erval Velho e da região de Curitibanos, onde também houve um foco recente de raiva bovina.

A Cidasc não descarta a ligação entre os dois focos. Em Curitibanos, a raiva foi confirmada em uma vaca. Cerca de 20 mil animais (bovinos e equinos) deverão ser vacinados nos quatro municípios, atingindo aproximadamente 600 propriedades rurais.

Fonte: Rádio Cultura/Rádio Capinzal

 

 


Enquete