Jornal A Semana

RECONHECIMENTO, GRATIDÃO E INCONFORMISMO!

  • Douglas Varela
  • 12/12/2020 08:08
7395717715fd4a4db491939.98932158.jpg

A vida é repleta de surpresa e de encanto! Em meio à pandemia e tantas propagações de notícias que desanimam, neste artigo compartilho com meus leitores uma conquista importante em minha vida profissional. Nesta semana, depois de trinta anos de trabalho como professor na Rede Municipal de Ensino de Naviraí (MS), mediante o direito constitucional, acabei obtendo a aposentadoria deste período. No cômputo desta conquista, com orgulho acabei averbando o tempo de trabalho de Capinzal (SC), no Colégio Mater Dolorum e na Escola Básica Belisário Pena.

É espetacular poder cumprir uma etapa da vida, tendo reconhecimento dos superiores (diretores e coordenadores das escolas), bem com a gratidão dos alunos que reconhecem o papel do professor. Comoveu-me a demonstração de carinho, uma vez que estava atuando em sala de aula com adolescentes de sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental que de forma espontânea demonstraram sua gratidão.

Neste momento da vida onde passado e presente se juntam para celebrar a vitória de uma etapa da existência, lembro-me de pessoas valiosas quando residia em Capinzal, destaco a Professora Noêmia Maria Bonamigo Pizzamiglio, quando inicie no magistério ela era diretora do Mater Dolorum. Ela, além de incentivar, abriu-me as portas para me tonar um professor. Que Deus retribua as boas ações que a Noêmia fez por este que vos escreve. Também gratidão aos meus pais pela visão de futuro, em plena década de sessenta, matricularam-me no Jardim de Infância. Reconhecimento às minhas irmãs, como irmão mais velho, com obrigação de cuidar delas, com as minhas deficiências, acredito ter contribuído na formação delas e, assim, também consegui aprender muito. Eterna gratidão às religiosas do Mater Dolorum, das quais consegui me aproximar, elas me ajudaram muito: Gezualda, Benícia, Dolores e Maria José!

Quanto à questão do inconformismo são as barbaridades que acontecem no país, sobretudo nos rumos do maior órgão relacionado com a justiça, as ações deste organismo levam-me a desacreditar em quem faz juramento em ter olhos vedados no trâmite do julgar. Parece vivermos frente a uma justiça corrompida, fato altamente lamentável e desanimado ao cidadão consciente!

A barbaridade ocorrida em Criciúma (SC), no inicio do mês de dezembro, além de demonstrar a inversão de valores, leva-nos a refletir a respeito de como a justiça parece ser aliada ao crime organizado, sobretudo quando o seu maior órgão manda soltar bandidos de alta periculosidade. Muito poderia escrever a este respeito, deixo registrado o inconformismo por perceber que temos uma justiça corrompida, bem como a respeito da formação acadêmica dos graduados em Direito que tem seu foco em rituais do 'Direito Humano' levando em conta apenas o lado do 'criminoso'. Mas, este inconformismo é momentâneo, a luta e o vislumbre de termos um país esperançoso com mudanças, mesmo gradativas tornam-se o sinônimo de estarmos trilhando o caminho certo.

Deus abençoe todos nossos leitores do Jornal A Semana, um semanário que faz parte da minha vida. Este artigo, onde narro a conquista da aposentaria é prova do quanto sou ligado com este jornal. Nosso Pai Celestial permita continuarmos, por muitos anos, contribuir com o Jornal A Semana. Até o próximo!


Enquete