Política

Vereador Rafael Tonial confirma que mudará de partido

  • Jardel Martinazzo
  • 26/11/2019 22:03
2475193405dddd386ef63f7.69159153.png

Foto: Arquivo Rádio Capinzal

O vereador Rafael Edgar Tonial confirmou que estará deixando o PSB (Partido Socialista Brasileiro) o qual ele ajudou a fundar em 2015 e migrará para o PP (Partido Progressista) a convite do colega de bancada e presidente da executiva, Kelvis Borges.

O anúncio oficial foi feito na noite desta terça-feira (26) durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Capinzal. Tonial disse que a decisão não é apenas dele, mas também de colegas do PSB que também deverão acompanhá-lo.

Tonial destacou que a relação com o PP faz parte da história da família. O avô, Edgar Lancini (in memoriam) fez parte da antiga ARENA, depois PDS (Partido Democrático Social) que antecederam a sigla que ainda passou por outras nomenclaturas.

O parlamentar, que na primeira candidatura em 2016 conquistou 582 votos (oitavo mais votado) também confirmou que pretende concorrer a reeleição e garantiu apoio ao vereador Kelvis Borges que deverá se candidatar a majoritária.

Kelvis comemorou a decisão do colega de bancada e citou o apoio do deputado Altair Silva. Lembrou que o partido se fortalece para o pleito do próximo ano que terá mudanças. O fim das coligações na disputa da proporcional, ou seja, para vereadores, obriga os partidos apresentar uma lista com candidatos a vereador, sem se coligar com outras legendas.

Conforme prevê a Justiça Eleitoral, os vereadores poderão mudar de partido em março de 2020. O período, denominado “janela partidária” é de 30 dias e só ocorre no ano eleitoral.

 


Enquete