Jornal A Semana

VIVA COM LIBERDADE: ANDE DE BICICLETA!

  • Douglas Varela
  • 01/08/2020 11:02
21001053295f2576175c3965.31707700.jpg

Estamos na época em que a moda é andar de bicicleta! As trilhas com o pedalar focado na obtenção de um corpo atlético, tornou-se a febre do momento! Não saberia dizer se o artigo que escreverei, irá servir para este segmento do ciclismo esportivo! Diga-se, algo fantástico que revigora as forças e o dinamismo do ser humano! Parabéns aos amantes deste tipo de ciclismo, pois vocês também sentem a vigorosidade da liberdade!

Nunca esqueça: estamos inseridos na sociedade que leva perda da essência do humano, ou seja, a liberdade! Os gregos começam a fazer questionamentos a respeito do sentido da existência, sem ter a liberdade e fazem dois mil e quinhentos anos que se discute a respeito deste valor na vida humana!

Saindo do mundo antigo, atrelado aos gregos, quero levá-los a pensar em algo da nossa contemporaneidade, a chegada da máquina, com o advento da Revolução Industrial e, consequentemente, a transformação do mundo dos transportes! O trem e o barco movidos pelo vapor e a chegada do automóvel; neste mesmo contexto, surge a bicicleta, sendo opção de deslocamento dos operários para as fábricas!

A bicicleta ganhou destaque, mas no modismo e conduta do famigerado 'capital', quem ficou fortalecido foram os automóveis, tornaram-se símbolo do consumismo e de posição social. Nos países, como no Brasil, onde há certo devaneio na forma de indução da mentalidade, andar de bicicleta tornou-se atitude de pessoa 'sem posse', pois o carro (e sua marca e estilo) é quem proporciona a 'posição social' do individuo!

Neste sentido, tanto no passado como no presente, com as ponderações do primeiro parágrafo, convivemos com a visão de 'marginalização da bicicleta', ao menos daquelas mais simples e sem tanta sofisticação! Contudo, para quem têm visão ampla, como nos países desenvolvidos, citando alguns: Dinamarca, Holanda e França onde a bicicleta é usada como meio de locomoção, seja para ir ao trabalho e em todas as demais atividades cotidianas, comprova-se que há um maior dinamismo na vida do ser humano e, inclusive, tendo um contato com a natureza onde a liberdade torna-se mais evidente! Quiçá, também tivéssemos essa visão para quem anda de bicicleta nas áreas urbanas de nosso país, tendo respeito e solidariedade para quem faz uso deste meio de transporte!

Tenho uma experiência marcante com minha bicicleta, na verdade sou amante do ciclismo, portanto, não tenho a menor dúvida que andar de bicicleta proporciona experiências fantásticas, dentre ela, a mais salutar: saborear a liberdade! Obviamente que em nosso país o ciclista é desprezado, tanto por parte dos motoristas, motociclistas e até de pedestres. Imaginem quanto aumenta este desprezo em cidades interioranas, onde para andar de bicicleta é preciso ter a coragem de encarrar, diariamente, a falta de respeito e de estrutura para quem anda de bicicleta!

Não vamos desanimar e nem desistir em acreditar nesta possibilidade de poder viver com mais liberdade, tendo oportunidade de relacionar-se mais de perto com meio ambiente, com equilíbrio, respeito e harmonia quando há possibilidade de andar de bicicleta!

Obviamente que campanhas devem ser feitas para se concretizar a possibilidade do desfrute da liberdade, quando também se usa no cotidiano a bicicleta!

Talvez este seja o tempo e o momento para mudarmos os paradigmas em relação à bicicleta e aos ciclistas, eles não são uns 'pobres marginalizados', apenas são criaturas que estão mudando seus posicionamentos e tentam exercer sua liberdade, mesmo que seja a do ir e vir, todos os dias, para o seu local de trabalho!

Você teria esta coragem de mudar sua forma de pensar e agir?

Pense! Até o próximo!

 


Enquete