Educação

Viver e Conhecer: 35 anos de história formando pessoas

  • Douglas Varela
  • 10/04/2021 11:10
19976942596071b51e3734b0.64533649.jpg

A Escola Municipal Viver e Conhecer completou no mês de março 35 anos de trabalho e compromisso com a educação de nosso município. Para comemorar essa data especial, várias atividades foram desenvolvidas durante esse mês na escola.

Nos dias 3 e 10 de março, foi realizado o hino e cantado os parabéns à escola na companhia do mascote “Vivico” e sua turma. Além disso, os alunos saborearam bolo, frutas e iogurte na hora do recreio, seguindo as orientações da nutricionista da SME.

Já nos dias 18, 21 e 22 de março, aconteceu a retomada do projeto de leitura “Ler é Viver”, sob a responsabilidade da equipe gestora. Nessas datas, os alunos da Educação Infantil ao 9º ano apreciaram uma contação de história de acordo com a sua faixa etária.

Fazendo parte também das festividades da escola, no dia 22 de março, os alunos do 5º ano participaram da Live “Despertar com Arte”, com o artista Adilson Guanabara. Tal projeto tem por objetivo colocar as crianças em contato com a arte e com o artista mostrando as vivências dele e toda a sua produção artística.

De acordo com o artista, que atualmente reside na capital de nosso estado, “Eu Adilson Guanabara, Artista Plástico falo com a linguagem da arte por isso me identifico com a criança razão do projeto Despertar com Arte. Vivenciá-lo com a Escola Municipal Viver e Conhecer de forma on-line, significou um grande reconhecimento e confiança da escola para comigo. Esse encontro com os alunos do quinto, foi, para mim, além do sucesso, uma grande experiência e aprendizado. Quero, com carinho e arte, agradecer de coração a todos que estiveram comigo neste grande momento. Reforçar ainda, mais uma vez, meu apreço e agradecimento à Escola Viver e Conhecer pelos 6 anos que experienciamos juntos arte na escola através do projeto Despertar com Arte - Oficinas de Pintura.”

Estreando nas atividades desse mês, aconteceu a promoção intitulada “Noite do Hot Dog” que contou com a colaboração de funcionários, membros da APP da escola e de Rosangela Spanhol, proprietária do carrinho de lanche da “tia Rô”, bem como com o apoio de toda a comunidade. A promoção alcançou os objetivos esperados, superando as expectativas.

Como encerramento das comemorações, foi realizada a Live dos 35 anos de Viver e Conhecer, no dia 30 de março, pelo youtube no canal da SME. Essa atividade foi apresentada pela equipe gestora e contou com o suporte/conhecimento tecnológico das professoras Alessandra Roque de Moraes e Josimara Pogerre e do professor Claudionor de Abreu. Essa atividade virtual teve dois momentos: 1ª parte - depoimentos – 2ª parte - sessão musical. Participaram do 1º momento: a ex-aluna e atual repórter da NDTV, afiliada da Record em Santa Catarina, Fabiane Paza; as professoras aposentadas Maria Eliete de Camargo (pedagoga) e Lúcia Regina Bevilaqua (Educação Física); a funcionária aposentada Salete Tabachuk; a professora de Língua Portuguesa Marina da Silva Hachmann; a ex-presidente da APP, Marizete Baretta; a professora aposentada e atual secretária da Educação - Veranice Maria Lovatel - e o aluno José Eduardo Lukacviz, representando todos os estudantes da escola.

Cada participante registrou lembranças, mensagem e/ou dica através de um vídeo gravado previamente. Na sequência, teve a participação de artistas locais: a dupla Artur e Alessandra, Davi Angeli do grupo “Netos do Velho”, Diana Constantini, a dupla Márcio Bonato e Rodrigo Cirino e Franciele Schumann da Banda “Energia Nova”, que alegraram o público com as músicas, as vozes e os instrumentos musicais.

De acordo com a diretora, Viviane Cristina Sitniewski, “A Escola Municipal Viver e Conhecer tem uma linda história, marcada pelo profissionalismo e compromisso de muitos funcionários, pelo comprometimento de muitos alunos e famílias bem como pela participação da comunidade. É uma escola de referência em nossa região que busca fazer sempre o melhor para os alunos. Dar sequência a essa história construindo novas páginas de comprometimento, dedicação e trabalho é a missão de todos os profissionais que atuam, dos alunos que estudam e das famílias que acompanham hoje.

 


Enquete