Meio Ambiente

Município de Ouro vai aderir ao Programa Penso, Logo Destino do IMA/SC

  • Gabriel Leal
  • 11/03/2024 17:22
47037629265ef6857ac6d82.76049028.jpg

O município de Ouro vai aderir ao Programa Penso, Logo Destino (PLD) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina. Os detalhes foram apresentados pelos técnicos da autarquia aos representantes da Administração Municipal, na tarde desta segunda-feira, dia 11, em reunião no Centro Administrativo.

 
O Coordenador Regional do Meio Ambiente, Angelo Bruno Pellegrini e os técnicos Maurício Da Fré, Guilherme Dalla Costa e Giovani Guilherme Onzi, detalharam o funcionamento do Programa lançado em 2017 e que atende atualmente 180 cidades de todas as regiões do Estado.

 
Representantes das secretarias de Administração e de Saúde, da Diretoria de Urbanismo e Assessoria Jurídica acompanharam atentamente a exposição das informações e traçaram as primeiras estratégicas para implantar o Programa no município.

 

O objetivo é dar a destinação adequação para itens como: pilhas, lâmpadas, produtos eletrônicos, embalagens de agrotóxicos e outros e auxiliar na preservação do meio ambiente.

 

Uma comissão está sendo constituída para elaborar o planejamento e alinhar as ações que serão desenvolvidas em parceria com as escolas, entidades e a sociedade em geral.  

 

Sobre o Programa

 

O Programa Penso, Logo Destino é uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina que visa auxiliar os municípios a destinarem os itens da Logística Reversa para as Entidades Gestoras, as quais buscam reinserir estes resíduos nos processos produtivos e descartar de forma ambientalmente correta os rejeitos não passíveis de reciclagem.

O PLD tem a meta de conquistar a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD prevê a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.

A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.

Créditos: Assessoria de Imprensa


Enquete