No ar

Jardel Martinazzo

Tarde Total

13:30 - 14:59 com Jardel Martinazzo

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

COMO CRIAR FILHOS FINANCEIRAMENTE SAUDÁVEIS

COMO CRIAR FILHOS  FINANCEIRAMENTE SAUDÁVEIS

Há alguns dias atrás, enquanto conversava com um dos meu clientes em uma breve consultoria ele me questionou quanto à educação de seu filho. Entrando no assunto, ele me disse que seu filho teve uma “feira do livro na escola”, e pela primeira vez ele deu dinheiro para que ele “se virasse” e comprasse o livro que mais gostou. Seu filho tinha 6 anos de idade e recebeu R$ 25,00 para gastar na feira. No caso, com livros.

Me questionando como eu orientaria seu filho a usar esse valor, eu sugeri o que provavelmente faria se fosse meu filho...

- Filho, você tem R$ 25,00. Se você quiser, pode gastar tudo com um livro ou mais que um, você decide. Mas se fizer isso, não vai ter dinheiro para comprar outras coisas depois, que você possa vir a querer mais do que os livros que você comprou. E ainda vou te contar um segredo: Se você conseguir não gastar todo o dinheiro que você ganha, existe uma forma de fazer o dinheiro que sobrou ir aumentando, e virar mais dinheiro ainda. Você acha isso uma coisa legal?

O garoto pode até me responder que não, que ele vai querer os livros, mas tenho certeza que praticando isso ao longo de seu crescimento, em algum momento ele passará por uma experiência em que seria melhor não ter gasto todo o dinheiro. E nessa hora ele vai lembrar do que eu falei. Não sou especialista em educação financeira para crianças, mas vejo muito sentido nisso, e também muita coerência com o que meus pais me ensinaram e sobre as experiências que eu vivi, e estou vivendo agora com minha filha de 5 anos.

Não pense que porque a criança é uma criança que ela não deve ser inserida no mundo do dinheiro. Não devemos menosprezar a capacidade deles em aprender. E quanto antes começarem, melhor. Por exemplo: Dê mesada aos seus filhos e faça com que passem o mês com aquilo. Mostre que o dinheiro acaba, e as necessidades que a criança pode passar por ter gasto tudo de forma impulsiva. Da mesma forma ensine a anotar e controlar os gastos, pra ela ver onde e quanto do seu dinheiro foi gasto.

Faça a criança ter objetivos para o seu dinheiro. Um vídeo game, um jogo novo, sei lá, faça ela batalhar pra conseguir o dinheiro que precisa para comprar, seja aguardando o mês passar e acumulando a mesada de vários meses, ou remunere ela e peça ajuda pra lavar seu carro por exemplo, organizar algo em casa. Quando ela precisar de dinheiro incentive ela a desenvolver alguma tarefa que possa trocar pelo seu dinheiro. Isso não é exploração, é trabalho com recompensa justa, com pequenas atividades, com pequenos esforços que vão trazer significação a vida financeira de uma criança que hoje é só uma criança, mas que poderá se dar muito bem amanha porque você praticou os ensinamentos corretos desde cedo. Alguns aprendem porque ensinaram, outros aprendem pelo erro.

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 17/10/2019 15:33



Principais Notícias

Publicado em 20/01/2021 07:13 por Jardel Martinazzo

Campos Novos chega ao 20º óbito por Covid-19

No final da tarde desta terça-feira, dia 19, no dia em que Campos Novos iniciou a vacinação de sua população, a [...]

Publicado em 20/01/2021 00:00 por Jardel Martinazzo

Capinzal possui 57 casos ativos do novo coronavírus

A Secretaria da Saúde de Capinzal confirmou mais 11 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, passando de 2.509 para [...]

Publicado em 19/01/2021 23:51 por Jardel Martinazzo

Ouro registrou cinco casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas

A Secretaria da Saúde de Ouro confirmou mais 5 casos positivos para o novo coronavírus, passando de 687 para 692. Já [...]

Outras notícias

Publicado em 20/01/2021 06:54

BRF realiza webinar sobre vacina contra Covid

Como parte de suas ações contra a Covid-19, a BRF, uma das maiores companhias [...]

Publicado em 20/01/2021 06:53

Consórcio Machadinho é parceiro da comunidade lindeira

O Consórcio Machadinho acredita nas parcerias com as comunidades, no [...]

Publicado em 20/01/2021 06:26

Identificado corpo de motorista que caiu dentro do Rio Irani com caminhão

O Corpo de Bombeiros Militares identificou o homem que morreu após sofrer [...]

Publicado em 19/01/2021 06:33

Capinzal e Ouro atualizam dados sobre a Covid-19

A Secretaria da Saúde de Capinzal informou que há 2.509 casos confirmados do [...]

Publicado em 18/01/2021 06:49

Rodovia SC-390, na Serra do Rio do Rastro, está interditada temporariamente

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) informa que a [...]

Publicado em 16/01/2021 09:22

Juízes eleitorais em SC começam a decidir as prestações de contas dos eleitos

    Os processos de prestações de contas para os cargos de [...]