Jornal A Semana

FRATURA DENTAL POR RESTAURAÇÕES EXTENSAS EM AMÁLGAMA

  • Douglas Varela
  • 15/08/2020 09:24
20629165415f37d414e110d3.57855343.jpg

Já abordamos em outras colunas que, a fratura dental é um dos acontecimentos mais comuns quando pensamos em atendimento odontológico. Hábitos do paciente como abrir garrafas ou cortar materiais com os dentes proporcionam um elevado número desses incidentes, e por mais cuidados que tenhamos, estamos todos sujeitos a imprevistos que podem gerar esse trauma e conseqüente fratura.

Porém, hoje eu gostaria de falar com vocês sobre um tipo muito específico de fratura que vem acontecendo cada vez mais, e possivelmente ninguém ainda falou a seu respeito para você: Fratura por restaurações extensas em amálgama (aquela restauração de prata/chumbo).

Um dos motivos para o aumento desses números é o apertamento dental, sendo a manifestação mais comum e clínica de pacientes sofrendo com ansiedade, o que nos tempos atuais não é nenhuma condição tão rara de se ver. Somo uma geração de ansiosos e nossa mudança inesperada no estilo de vida devido ao isolamento tem gerado mais transtornos psicológicos aumentando a pratica de hábitos parafuncionais como apertamento dentário e bruxismo, isso está trazendo efeitos para nossos dentes.

Vamos tentar explicar o por que disso, o amálgama dental pertence a uma classe de materiais que somente ocupam o espaço que foi perdido, ele não foi criado para interagir com o dente remanescente ou para protegê-lo. Quando outras forças de mastigação ou compressão incidirem sobre o dente o amálgama irá empurrar as paredes dentárias já fragilizadas causando a fratura.

Apenas 28% dos casos de fratura serão reparáveis, possibilitando uma nova restauração, obviamente os 72% restantes são casos onde a fratura condenou o dente a uma extração e posterior colocação de implante.

Mas substituir os amálgamas (chumbos) por qual material? A tecnologia alcançada nos materiais odontológicos permitiu a resina composta e os materiais adesivos terem um poder de união com as estruturas do dente, e além de ocupar espaço ela consegue mimetizar melhor o tecido dental que foi perdido.

Como sempre falamos em odontologia, prevenção significa melhor saúde e menores gastos, quanto vale essa informação para você?

 

 


Enquete